O Congresso
A carcinomatose peritoneal é a manifestação de uma das vias de disseminação das neoplasias do trato digestivo, ginecológico e primárias do peritônio. A sua presença na apresentação clínica dos tumores conduz esses pacientes à classificação de doença no TNM (tumores sólidos) como estágio IV. Até 10 anos atrás, isso representava um diagnóstico sombrio, com sobrevidas que giravam em torno de 6-10 meses, com poucos tratamentos possíveis além de quimioterapia paliativa ou " best suport care". Nos últimos anos, a abordagem da carcinomatose trouxe novas perspectivas de tratamento a essa população de pacientes.
O 3º Congresso Latino-Americano de Neoplasias Peritoneais acontece em um momento de mudança de paradigma na abordagem multidisciplinar desses pacientes. Tratamentos como citorredução cirúrgica e uso da quimioterapia intraperitoneal tem demonstrado resultados promissores, alterando o prognóstico sombrio esperado. O Congresso contará com os maiores pesquisadores da área, aproximando o médico latino-americano da realidade do tratamento peritoneal mais moderno existente e deixando um legado importante de conhecimento que irá impactar diretamente na assistência dos pacientes em toda a região.
O evento, que ocorre entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2022 no CHC – Centro Histórico-Cultural Santa Casa, é destinado a cirurgiões oncológicos, proctologistas e cirurgiões digestivos atuantes em oncologia cirúrgica, patologista, radiologistas intervencionistas e demais profissionais envolvidos no tratamento multidisciplinar do câncer avançado. Sua estrutura contará com duas salas para palestras, sendo um Auditório Principal e uma Sala Secundária.